Como fazer uma festa infantil barata

fazer uma festa infantil barata

As crianças adoram comemorar o aniversário com uma festa colorida e divertida, mas isso não significa que você tenha que gastar muito para fazer a alegria dos pequenos. Com criatividade e planejamento, é possível cortar os gastos. Também será necessário “botar a mão na massa”, mas não se preocupe, daremos dicas simples. Confira como fazer uma festa infantil barata e organize a comemoração dentro de seu orçamento!

Para reduzir os gastos, faça você mesma a festa infantil barata

O que deixa as festas com preços mais altos é o fato de que as empresas sabem que muitos pais são ocupados e não têm tempo de cuidar de todos os detalhes. Ao optar em cuidar da decoração, comes e bebes e dos convites, os custos serão reduzidos. Talvez você não consiga dar conta de tudo sozinha, por isso conte com a ajuda da família e amigos. Por exemplo, sempre há algum conhecido com mais facilidade em decorar bolos, mesmo que não seja um acabamento profissional de luxo. Ou então aquele amigo que tem habilidade com trabalhos manuais, que pode ser útil na elaboração da decoração.

Festas para crianças costumam seguir um tema específico, que muitas vezes é um personagem de desenho animado. Os kits para festa licenciados, com a foto desses personagens custa muito mais do que um kit genérico. Imagine que o tema da festa seja a boneca Barbie. Nesse caso, uma alternativa é comprar garfos, copos, pratinhos, bexigas e guardanapos de cor rosa, vermelho e branco, fazendo um degradé que combinará com o tema principal e decoração. Dessa forma o ambiente ficará menos pesado do que se todos os itens da festa tivessem a foto da Barbie. Veja abaixo alguns exemplos desse tipo de ambientação mais neutro.

Opções de comes e bebes para festa infantil barata

Em um evento infantil, a variedade de opções para a mesa de doces é imensa. Além dos tradicionais brigadeiro e beijinho, que são simples de fazer e podem ser comprados prontos e servidos em bolinhas ou no copinho; vários outros produtos industrializados poderão fazer parte do cardápio. Para enfeitar a mesa, disponha em potes mais largos pirulitos, marshmallows e balas. Outro alimento super barato: gelatina! As crianças adoram, qualquer um sabe preparar e há muitas cores, que também poderão ser combinadas com o tom da decoração. Para beber, os pequenos geralmente gostam de refrigerantes, mas sucos também são uma alternativa. Sirva também comidas salgadas, como mini sanduíches, pedaços de torta (daquelas de liquidificador) e salgadinhos de festa. Já dei aulas para crianças, e sempre organizava com as outras professoras festinhas temáticas, uma delas foi a do Pink and Blue. Dê uma olhada na mesa que preparamos, só coisas simples, e tenha certeza de que as crianças adoraram. O que fazia diferença nessas festas eram as brincadeiras, os comes e bebes eram apenas um bônus. Usamos duas mesas de plástico, juntamos e fizemos o babado lateral com papel crepom. Já para o tampo usamos cartolina azul. Cortamos tirinhas de papel crepom e colocamos sobre a mesa para enfeitar. Optamos por servir apenas alimentos de cor azul ou rosa, por isso a mesa está um pouco vazia. Fala sério, quanto custa uma decoração dessas? Baratíssimo e muito simples de fazer!

Quer algumas opções de bolos? Confira o artigo especial: Bolo de aniversário simples de fazer, veja as opções!

Outro artigo útil para você decidir o que preparar de comidas e bebidas para a festa: O que servir em um aniversário infantil

Planeje atividades para entreter as crianças

Já que a ideia é fazer uma festa infantil barata, não haverá condições de contratar um mágico ou palhaço, como num evento oferecido por buffet. Lembre-se que para os pequenos, o que importa é se divertir, eles não saberão se tal atividade foi preparada ou não de modo profissional. Surpreenda as crianças fazendo brincadeiras inusitadas e ofereça um prêmio aos ganhadores.

  • Bingo: não faça um bingo de números porque até alguém preencher a cartela com todos os números, a fazer uma festa infantil baratabrincadeira ficará monótona. Use um bingo de figuras! Se a festa for temática, melhor ainda. Há vários modelos que podem ser achados prontos para imprimir na internet.
  • Caça ao tesouro: divida as crianças em grupos e dê a elas dicas que levarão ao local onde o tesouro está guardado. Use charadas para que elas tenham mais tempo para pensar e solucionar o enigma.
  • Brincadeira da farinha: coloque 6 pratos com farinha em cima de uma mesa ou em cadeiras separadas. Em 2 dos pratos, esconda um docinho ou bala e cubra com mais farinha. Os pequenos terão que colocar os braços para trás, fechar os olhos e usar o rosto para achar o doce. Quem não achar nada vai ficar com o rosto cheio de farinha e posar para as fotos. Não se preocupe, a farinha sai fácil do rosto, basta lavar depois. Meus alunos eram agitados, mas mesmo assim a brincadeira deu super certo. Fizemos com crianças de 5 a 12 anos. Se preferir, ofereça um avental ou algum tipo de capa para não sujar a roupa deles. Para os ganhadores, dê um prêmio especial.
  • Corrida de bexigas: faça duas linhas no chão usando fita crepe. Uma delas será a de largada e a outra de chegada. Cada criança receberá um balão, deverá colocar os braços para trás, sentar de joelhos no chão e empurrar sua bexiga usando o sopro. A brincadeira fica mais organizada se for feita com no máximo 3 crianças por vez, com idade semelhante.
Número de convidados e convites

Escolha os convidados levando em consideração a idade da criança. Muitas vezes optamos por chamar vários parentes, mas muitos deles nem tem filhos pequenos ou não fazem parte do círculo de amizades efetivo de quem está fazendo aniversário. Priorize o bem estar do aniversariante e chame os amigos de escola, assim como primos, vizinhos e outros conhecidos que participem realmente da vida da criança. Para economizar com os convites, você poderá enviá-los em versão digital por email ou Facebook. Mas lembre-se de especificar bem quem está sendo convidado para a festa a fim de evitar que outras pessoas vejam o post ou foto e se sintam convidadas e  compareçam no dia de forma inesperada.

Postagens relacionadas:

Como fazer uma festa da Branca de Neve
Como fazer uma festa bailarina para crianças
O que servir em um aniversário infantil
Kit festa Mickey Mouse vintage

Deixe seu comentário

Comentários