Generico 726x90
cadastre-seReceba novidades sobre festas e dicas do site.

Como fazer um chá de cozinha passo a passo

O dia do casamento está chegando, mas algumas semanas antes da cerimônia é bom se reunir com as amigas para relaxar e descontrair um pouco. O tradicional chá de cozinha, ou  chá de panela, é uma comemoração leve e alegre, ideal para ganhar presentes que serão utilizados na nova casa dos noivos. Além disso, é uma reunião que funciona como uma despedida de solteira. Veja como planejar o chá de cozinha passo a passo e preparar sua festa com as nossas dicas.

Quando mandar os convites do chá de cozinha e quem convidar

Para que suas convidadas consigam se programar e comprar os presentes, mande os convites ou entregue-os pessoalmente cerca de 1 mês antes do evento. A lista para convidados do casamento geralmente é mais restrita a apenas amigos e pessoas próximas, já que os custos de buffet e salão variam conforme o número de pessoas presentes. Por isso, no chá de panelas chame colegas de trabalho e conhecidas que não estarão na festa de casamento, além dos familiares e amigas mais íntimas. Dessa forma você poderá comemorar gastando menos tanto no dia do chá quanto no casamento. Os homens geralmente não gostam desse tipo de festa que é voltada para o público feminino, a não ser que opte por fazer um chá bar, que conta também com a presença do noivo e amigos.


O que pedir na lista de presentes

Os convites devem conter detalhes do local e data do evento, assim como sugestões para presente. Lembre-se de pedir itens baratos, já que pessoas de diversos vínculos estarão no chá de cozinha. É comum pedir objetos vendidos em lojas a partir de 1 real como utensílios para a casa. Veja mais detalhes de como preparar os convites e a lista de presentes no post Como fazer convite para chá de cozinha

fazer chá de panelaLocal adequado para o chá de panela

Selecione um ambiente em que possa fazer as brincadeiras típicas de chá de cozinha com certa privacidade. A comemoração pode ser feita em sua casa ou na residência de uma das madrinhas, desde que haja espaço suficiente para as convidadas ficarem à vontade. O salão de festas do condomínio também é uma opção econômica. Dependendo do número de pessoas alugue um salão em um buffet. Se o evento for realizado à tarde, o preço pode ser reduzido, mesmo com os comes e bebes inclusos no pacote.

Escolha um tema para o chá de cozinha

O chá de panela tradicional é voltado para o tema da mulher que cuida da casa e é excelente cozinheira. Por isso, a decoração é feita com itens de cozinha, como tábua de carnes, rolo de macarrão, avental e tudo que passe a ideia de uma esposa “Amélia”. Mas, se preferir, você pode escolher um tema mais moderno, como cores vibrantes e estampas de oncinha, passando uma imagem mais sensual. Se a festa acontecer no mês de junho, poderá receber o tema de festa junina, por exemplo. Outras noivas preferem um visual mais retrô, com um clima vintage dos anos 60. Uma decoração com tons de rosa e detalhes de corações passará uma imagem mais romântica. Com criatividade e um pouco de ousadia, seu chá de cozinha pode ter a sua cara!

Lembrancinhas para chá de panela

Escolha uma lembrancinha que esteja de acordo com o tema escolhido para a festa. Pode ser um ímã de geladeira, uma colher de pau com um lacinho e etiqueta, um kit para as unhas, chaveiros, objetos de biscuit, mini marmitinhas de brigadeiro, um esmalte… há muitos tipos de lembrancinha para chá de cozinha que podem ser comprados prontos.


O que servir no chá de cozinha

Opte por alimentos fáceis de servir como bolos, docinhos simples, pão de metro, torradas com patê, bolachas e aperitivos. Para as bebidas, sirva sucos e refrigerantes ou até mesmo coquetéis leves.

Brincadeiras para descontrair no chá de panela

As brincadeiras devem ser organizadas pelas madrinhas, para que seja uma surpresa para a noiva. Geralmente a intenção dos joguinhos é fazer a noiva perder e pagar algum mico, como dançar uma música brega, ter o rosto pintado com batom e muitas outras prendas divertidas. A ideia é que ninguém fique constrangido com a situação, portanto retirar peças de roupa a cada erro já é uma ideia ultrapassada. O chá de cozinha deve ser um momento de celebração e boas risadas, e não uma tortura. As madrinhas devem planejar a festa seguindo a personalidade da noiva, escolhendo prendas que serão bem aceitas e não causem “traumas”. Em algumas brincadeiras, as convidadas também participarão e estarão sujeitas aos micos, caso errarem. Veja algumas sugestões no post Dicas de brincadeiras para chá de cozinha

Deixe uma resposta