Generico 726x90
cadastre-seReceba novidades sobre festas e dicas do site.

Como fazer um casamento em casa

Preparar os detalhes do casamento é um grande prazer para a maioria das mulheres, mas é algo que exige escolhas ideais para cada bolso. Muitos fatores interferem no custo final de uma festa de casamento, como o bolo, a quantidade de convidados, o tipo de vestido e vários outros detalhes. Uma opção é economizar as despesas de aluguel fazendo a festa em casa. Confira o artigo e veja como fazer um casamento em casa!

como fazer um casamento em casa

Principais vantagens do Home Wedding – casamento em casa

O casamento em casa, Home Wedding,  está ficando mais popular no Brasil, afinal ele é uma forma de reduzir os custos e personalizar a decoração da festa. Muitos salões de festa têm restrições quanto ao uso do espaço e ao horário do evento. Ao realizar o matrimônio em uma residência, os noivos podem usufruir do ambiente à vontade, desde que tenham bom senso. A casa em que a festa será realizada pode ser também a propriedade de um dos padrinhos ou parente mais próximo, nesse caso será importante zelar pelo local. Em uma área residencial, é preciso ter cuidado com a poluição sonora, respeitando as residências vizinhas. Por isso, apenas opte pelo casamento em casa se desejar uma recepção mais intimista.

O ambiente ideal para quem deseja fazer um casamento em casa

Assim como nos filmes de Hollywood, um jardim é o espaço ideal, mas é possível fazer adaptações. Quem possui uma casa com quintal amplo pode decorar a área para deixá-la mais aconchegante usando flores. Já quem mora em prédio pode fazer uso do salão do condomínio, podendo estender a recepção para outras áreas comuns, como a piscina, ideal para a realização da cerimônia.

Conte com a ajuda de amigos e parentes para fazer uma festa de casamento no estilo faça você mesmo. Isso irá auxiliar a cortar gastos com serviços extras. É de bom tom dispensar a compra de presente dos convidados que irão ajudar na organização. Eles já estarão disponibilizando tempo, agradeça pela ajuda e ofereça você mesma uma lembrancinha especial para quem contribuir na organização do evento.

Analise a infraestrutura da casa

Cuidado para não se empolgar demais e chamar mais pessoas do que o ambiente suporta. Verifique quantos banheiros ficarão disponíveis no dia da festa, assim como a quantidade de mesas e assentos. Também analise que além dos convidados, os profissionais precisam circular pelo local da festa, como garçons e fotógrafos, por isso tenha bom senso na hora de prepara a lista de presença.

Se contratar um buffet, certifique-se de que a cozinha estará livre para que a empresa tenha como realizar o serviço sem interrupções. É necessário verificar o espaço desse ambiente, tanto para a preparação dos alimentos quanto para a entrada e saída de garçons.

Há um espaço para que os convidados possam estacionar seus carros? Sua rua possui vagas para que os veículos sejam estacionados de modo que não estejam na frente da garagem dos vizinhos ou haja qualquer outro tipo de inconveniente? Esse é outro ponto a ser analisado na escolha do local.

Procure utilizar na decoração peças e objetos que já façam parte da residência, como louças de porcelana, itens sofisticados, plantas, móveis e demais ornamentos. Talheres, copos, toalhas de mesa e outras peças de servir podem ser alugadas.

Analise a iluminação da casa, tanto no interior como nas áreas externas. Esse é um fator determinante para que as fotos fiquem perfeitas, se necessário alugue equipamentos para deixar o evento mais bonito à noite. O sistema de som para as músicas e microfones deve ser feito por um profissional para evitar microfonia e ruídos desagradáveis.

como fazer um casamento em casa

Sempre existe a possibilidade de mal tempo durante a festa, evite os meses mais chuvosos ou de intenso calor. Pense em alternativas para solucionar tais problemas, caso eles ocorram. E se faltar energia elétrica, a festa irá continuar sem problemas? Sempre tenha um plano B! E tenha cuidado com o volume do som durante a festa, os vizinhos poderão fazer queixa, principalmente após determinado horário. Procure avisar os moradores próximos que haverá uma cerimônia naquele dia, assim eles não terão uma surpresa no dia. Peça desculpas de antemão e leve um pequeno presente para agradecer pela compreensão.

É importante que a casa fique nas mesmas condições que estava antes da festa, principalmente se ela for emprestada para a realização do evento. Contrate profissionais para realizar a limpeza durante e após a festa e curta sua lua de mel sem peso na consciência! Se algum objeto da residência for danificado, substitua a peça ou ofereça um valor em dinheiro para a compra de uma nova.

Gostou das dicas? Deixe um comentário e nos conte sobre os preparativos de sua festa!

 

Deixe uma resposta