Generico 726x90
cadastre-seReceba novidades sobre festas e dicas do site.

O que servir no chá de cozinha

Preparamos um artigo especial com sugestões de alimentos para servir no chá de panela. Com base nessas ideias, você pode acrescentar outras comidas, conforme seu orçamento, quantidade de pessoas na festa e local do evento. Lembre-se que o chá de cozinha é uma comemoração pré-casamento, mais acolhedora e informal. Por isso evite servir alimentos que sejam muito elaborados ou difíceis de serem preparados. De modo geral, opte por pratos que dispensem o uso de talheres.

servir no chá de cozinha
Mesa de doces com tons de rosa, branco e lilás. Comidas: bolo, cupcakes, biscoitinhos e popcakes.

 Quem irá preparar as comidas para o chá de cozinha?

Como você irá optar por alimentos de simples preparo ou que podem ser comprados prontos, faça as compras um dia antes para os itens como bolos e rosquinhas. Outras comidas, como bolos confeitados e sanduíches de metro devem ser encomendados com antecedência. Verifique a possibilidade de entrega por conta do fornecedor. Além disso, você pode contar com a ajuda dos convidados, deixando-os responsáveis por trazerem salgados ou doces de casa.

Para esse caso, reserve bandejas, pratos e outros recipientes para dispor os alimentos à mesa. Afinal, eles serão trazidos em potes para melhor conservação. Quanto às bebidas, é recomendável que sejam de responsabilidade de quem oferecer o chá de cozinha, para que estejam na temperatura ideal no momento que forem servidas. Se não houver espaço suficiente na geladeira, compre gelo e um recipiente de isopor para complementar.

O que servir no chá de cozinha
Mesa com petiscos e comidinhas fáceis de servir.

Opções de comidas salgadas para chá de cozinha

Como dito anteriormente, escolha pratos que possam ser servidos de forma mais simples, assim os convidados poderão se alimentar mesmo de pé, já que nem sempre há cadeiras ou mesas disponíveis para todos.

Mini hot dog: essa é a versão assada do cachorro quente que leva menos recheio, ou seja, apenas salsicha. Também é mais leve e prática de ser servida.

Torta salgada: pode ser aquela velha receita de torta de liquidificador super fácil de fazer ou uma torta mais tradicional de frango.

Mini sanduíche: faça um sanduíche com o recheio que preferir usando pão de forma. Divida o lanche em 4 partes. A ideia é que o sanduíche seja leve e saboroso.

Pão de queijo: existe alguém que não goste? O pão de queijo irá combinar muito bem com um cafezinho, no caso de seu chá ser realizado no fim da tarde.

Salgadinhos: são muito presentes nas festinhas porque geralmente são entregues já assados ou fritos, além de serem vendidos a cada 100 unidades. Aposte nos salgadinhos se quiser um opção bem prática com variedade de sabor.

Canapés ou torradas: o canapé dá mais trabalho porque é servido pronto, portanto você deverá prepará-lo. Já as torradas são dispostas na mesa com algumas opções de patês, e o convidado irá escolher o que preferir e passar sobre a torrada. Veja qual dos dois é mais conveniente para o seu evento.

 Opções de doces para servir no chá de cozinha

 

Brigadeiro e beijinho: eles ainda são os campeões da preferência, além de serem fáceis de fazer ou com um preço camarada para encomendar. Capriche na embalagem (forminhas) para deixar a mesa mais enfeitada.

Pirulitos de coração: amarre uma fita nos pirulitos e deixe-os em alguns potes sobre a mesa. No final da festa podem ser levados pelos convidados, mas durante a comemoração ficarão lindos na decoração.

Bolo: costuma ser o centro das atenções, principalmente se for confeitado e servido geladinho. Se não puder servir um bolo gelado, substitua usando um delicioso bolo de milho ou fubá. Outra opção é fazer cupcakes, eles ficam uma graça e são bem delicados.

 

Salada de fruta: que tal optar por um doce mais saudável e inserir frutas? A salada de frutas agrada bastante o paladar das pessoas e nem dá tanto trabalho para fazer.

Picolé: é ótimo para os dias mais quentes, compre os sabores mais clássicos como chocolate ou creme. Os de fruta podem ser mais baratos, pesquise em uma sorveteria que venda mais de 30 unidades e veja se o valor compensa.

Balas e bombons: assim como os pirulitos vão dar um charme a mais à mesa de doces, coloque-os em recipientes de vidro.

Bebidas para servir no chá de panela

Primeiramente, decida o seguinte: é conveniente servir nessa ocasião bebidas alcoólicas? Analise o perfil dos convidados, o local e o horário. Se o chá for realizado no seu  trabalho ou em um espaço da igreja, por exemplo, acredito que não seja adequado servir no chá de cozinha cervejas… Seja coerente com a ocasião. Por outro lado, se a festa for em sua casa em um sábado, não há problema, ainda mais se a maioria das pessoas gostar de bebidas alcoólicas.

Veja mais postagens relacionadas para organizar sua festinha:

Refrigerante: escolha as marcas mais vendidas de sua região e varie os sabores. Compre versões light e diet, para o caso de convidados diabéticos ou em dieta.

Água: reserve algumas garrafas de água mineral, algumas pessoas podem preferir matar a sede com água primeiramente para depois optar por outra bebida.

Suco: pode ser a versão de caixinha, em razão da sua praticidade ou o suco natural. Nada te impede de servir também o preparado de refresco em pó, respeite seu orçamento.

Café ou chá: dependendo do que for servir no chá de cozinha, o cafezinho ou chá podem ser ótimos acompanhamentos. São bebidas de fácil preparo e com um custo baixíssimo.

7 Comentários

Deixe uma resposta